top of page

INFORMAÇÕES IMPORTANTES :  sobre captar e consumir ENERGIA dentro do MotorHome

Todos os equipamentos e dispositivos do Motorhome Giba foram planejados e instalados para funcionarem com energia 12V das baterias estacionárias ( 2 unidades de 220 Ah = 440 Ah no Total). Essa instalação elétrica permite ao MotorHome ter AUTONOMIA ENERGÉTICA boa, podendo fazer viagens despreocupadas com fornecimento de energia elétrica durante o trajeto. 

Para MANTER carga de energia 12V sempre SUFICIENTE ao fornecimento adequado ao sistema elétrico do MotorHome, utiliza-se de:


1- PLACA FOTOVOLTAICA de 380W - instalada no teto externo do veículo;
2- CONTROLADOR de CARGA SOLAR  tipo MPPT de 40 Ah, que administra a conversão da captação da energia solar bruta
para uma energia 12V adequada e o armazenamento nas Baterias Estacionárias;
3- ALTERNADOR de 120 Ah movido pela correia do virabrequim do motor do veículo;
4 - RELÊ ESPECIAL 200 Ah que administra e distribui a energia 12V produzida pelo Alternador, para todos os componentes/dispositivos
que são necessários para o veículo funcionar, direcionando a produção de energia 12V que não é utilizada, que fica “flutuando” no sistema elétrico para as Baterias Estacionárias do MotorHome;
5- CARREGADOR de BATERIAS 12V de 100Ah,  instalado junto às Baterias Estacionárias;
6- ECONOMIA e RACIONALIZAÇÃO no consumo de energia 12V dentro do MotorHome.


Sugestões para ECONOMIZAR energia 12V das Baterias Estacionárias:
a) tomar BANHOS durante o dia;
b) à noite, poucos eletrônicos ligados e reduzir a luminosidade interna (desligar Sanca);
c) à noite, procure reduzir o uso da bomba d’água;
d) quando for dormir, deixe a GELADEIRA regulada para o MÍNIMO;
e) se for possível, evite usar o ar condicionado...ou, utilize-o pouco tempo até diminuir a temperatura interna, em seguida, desligue-o e acione o climatizador para regulagem 
n. 2 ou 3 (para uma boa distribuição do ar refrigerado gerado pelo Ar Condicionado). 

Em viagens, com luminosidade sobre a placa solar e o alternador do motor do veículo gerando energia, as BATERIAS ESTACIONÁRIAS recebem, continuamente, excelente carga de energia 12V.  Dependendo das condições do clima e do funcionamento do motor durante o percurso do dia, a carga das Baterias Estacionárias estará plenamente CARREGADA para o pernoite provisório no local.


Este carregamento PLENO das baterias estacionárias (440 Ah), teoricamente, é SUFICIENTE para atender o consumo dos equipamentos/dispositivos que serão utilizados dentro do MotorHome durante o período NOTURNO, considerando o por-do-sol do dia até ao amanhecer do dia seguinte (12 hs). 

Essas PARADAS PROVISÓRIAS (posto de combustível, estacionamento de pedágios ou de restaurantes de estrada, pátio de Polícia Rodoviária, etc,) quando utilizadas para PERNOITE, poderão ter à disposição, uma tomada de energia, cedida por cortesia do proprietário do LOCAL.

Se o pernoite no local, for apenas uma noite, não será necessário RECARREGAR as baterias estacionárias com o Carregador de Baterias.
Havendo a necessidade do MotorHome ficar mais de 1 dia, estacionado no mesmo LOCAL, será bem 
conveniente manobrar o veículo para que fique com a placa solar posicionada para receber a melhor luminosidade dos raios solares. Esse procedimento auxiliará recarregar as Baterias Estacionárias.


Também importante é ter disponível, próximo ao MotorHome, uma tomada da energia elétrica do LOCAL para que possa, caso necessário, ser utilizado o Carregador de Baterias, auxiliando no carregamento e manutenção da carga das bateria estacionárias.

Caso venha a ser necessária essa conexão com a energia da rede elétrica do local, deverá ser realizada com o cabo-extensão do MotorHome.

SE a energia elétrica do LOCAL for 220V, utilize o cabo-extensão de maneira NORMAL:

1)  plugar a ponta AZUL (3 pinos) no BOCAL (AZUL 3 furos) do MotorHome e, DEPOIS:
2)  plugar a outra extremidade do cabo-extensão (PRETA com 2 pinos) na tomada LOCAL, evitando TOCAR nos pinos da tomada.
Procedendo dessa maneira (passos 1 e 2), EVITA-SE LEVAR UM PERIGOSO CHOQUE.

SE a energia elétrica do LOCAL for 110V, deverá ser utilizado um TRANSFORMADOR de TENSÃO, para ser ligado na tomada de energia LOCAL.  

Como fazer essa operação?
1) o cabo-extensão deverá ter sua ponta AZUL (3 pinos) plugada no bocal AZUL fixo (3 furos) do MotorHome e, a outra ponta  PRETA
 (com 2 pinos) plugada no bocal do LADO 220V do Transformador e, SOMENTE DEPOIS:
2)  plugar a tomada do LADO 110V do Transformador na tomada 110V da Rede LOCAL.
Prestar atenção no que está fazendo e procedendo dessa maneira (passos 1 e 2), EVITA-SE LEVAR UM PERIGOSO CHOQUE).

Para conseguir uma razoável AUTONOMIA em energia 12V no MotorHome, é VITAL que a exposição da LUMINOSIDADE SOLAR sobre o painél fotovoltaico 380W seja livre e contínua. No Brasil, com excelente área de exposição ao SOL, especialistas consideram 6 horas, como uma média da exposição e captação de boa luminosidade solar por painel solar. Traduzindo e detalhando essa informação, TEORICAMENTE, poderemos considerar:
1)  Painel Fotovoltaico de 380W exposto à luminosidade solar durante 6 horas (
captando 60% de sua capacidade),, poderá gerar, TEORICAMENTE, por dia, em torno de 1.400 W (230W x 6).
2) Esses 1.400 W captados pelo painel solar serão transformados em Ah (ampéres) pelo Controlador de Carga Solar MPPT, podendo ser conseguido algo em torno de 100 Ah, de carga total/dia, a serem armazenados nas baterias estacionárias do MotorHome.


Se o MotorHome estiver em deslocamentos (viagens), vamos também considerar que o motor funcionando estará gerando energia 12V através de seu Alternador, que produz 120 Ah/hora. Também vamos considerar que toda energia 12V gerada não está sendo utilizada, apenas uns 40 a 50%. Como já mencionado, esse
MotorHome tem instalado um RELÊ especial de 200 Ah, que direciona TODA CARGA EXCEDENTE que não está sendo consumida pelo sistema elétrico do veículo para as Baterias Estacionárias. Podemos então, considerar alguns amperes (Ah) produzidos pelo Alternador, que ficam "flutuando" no sistema, sendo guardados nas Baterias Estacionárias do MotorHome, enquanto o motor está em funcionamento...algo em torno de 40 Ah/hora. Considerando um período de 4 a 5 horas de viagem/dia, é possível chegar ao horário da parada para pernoite, com CARGA PLENA nas Baterias Estacionárias (440 Ah).

 

CONSUMO/MÉDIO de cada equipamento energia 12V:

 

1 - Bomba d'água 3.0 (média 24h) ...................     20 Ah

2 - Frigobar 120 l = 5Ah/h (média 24 h) ...........    120 Ah

3 - Controlador Carga Solar (24h direto) ..........       7 Ah

4 - Luzes fita led 6K (10Ah/h = média 3h/dia)...      30 Ah

5 - Climatizador (nivel 2 : 8 Ah/h = 2h/dia) .......     16 Ah

6 - Exaustores (5 Ah/h = pouca utilização) ......        7 Ah

7 - Inversor 2000W (tempo médio 4 h) .............     20 Ah

8 - TV, notebook, celular, ventilador, etc, ..........    30 Ah

_____________________________________________________

CONSUMO APROXIMADO/dia .........................    250 Ah

MUITO IMPORTANTE considerar que os dias não são SEMPRE ENSOLARADOS, fornecendo boa luminosidade; que uma maior utilização dos equipamentos do MH, alteram as médias acima informadas gastando mais rápido a carga 12V das Baterias Estacionárias e, também, se o MotorHome ficar mais de 1 dia (24h) ESTACIONADO no mesmo local, com motor desligado, somente repondo carga 12V através do painel solar, sem funcionar o alternador do motor (que é um poderoso gerador de carga 12V), com certeza, haverá APAGÃO no Motorhome, comprometendo, principalmente, o Frigobar (conservação dos alimentos).

 

O QUE FAZER?

 

Se o MotorHome ficar ESTACIONADO  alguns dias, nessas condições desfavoráveis, torna-se OBRIGATÓRIO, tomar medidas corretivas:


1 - Manobrar o MotorHome até encontrar a posição orbital mais adequada para o painel solar captar maior intensidade de luminosidade solar;

2 - Ter perto do MotorHome, uma TOMADA de energia elétrica local, para conectar o cabo-extensão, pois será OBRIGATÓRIO ligar o Carregador de Baterias;
3 - Verificar os procedimentos básicos de segurança, identificando qual a voltagem da energia local;
4 - Caso a energia local seja 110V, obrigatório será utilizar um transformador de tensão 110v/220V para funcionar o Carregador de Baterias, pois ele somente funciona com voltagem 220V;
5 - Após conectar o cabo-extensão com a rede local...LIGAR o Carregador de Baterias 12V/100 Ah;
6 - O Carregador de Baterias Estacionárias necessita ser do modelo de “carga flutuante”, pois assim que as Baterias Estacionárias estiverem carregadas, o Carregador se mantém ligado, apenas monitorando o armazenamento da energia 12V nas Baterias...e, a partir daí, caso algum equipamento ou dispositivo venha a ser ligado, ele se aciona automaticamente, reiniciando a recarga de energia 12V para as Baterias Estacionárias, mantendo-as SEMPRE plenas.
   

bottom of page